facebook-script

PROJETOS

POOLWISE

Salt Water Pool Optimization with Integrated Sustainable Elements

  • Código do projeto
    COMPETE2030-FEDER-01456000
  • Data de aprovação
    08/01/2025
  • Data de início
    01/04/2025
  • Data de conclusão
    31/03/2028
  • Promotor
    Cristal Construções
  • Copromotores
    Universidade do Algarve Itecons
  • Região de intervenção
    Região do Algarve e Região do Centro
  • Custo total elegível
    904.704,16 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    FEDER - 710.931,00 €
  • Financiamento

Objetivo Principal

Com o projeto Poolwise pretende-se estudar soluções que permitam reduzir o consumo de água potável durante a fase de construção e utilização de piscinas, recorrendo a alternativas sustentáveis, com a adaptação e otimização de equipamentos, materiais e sistemas de gestão energética e hídrica para a utilização de água do mar. Pretende-se desenvolver um sistema que permita reduzir o consumo de água potável através da substituição parcial ou total da água do tanque da piscina por água do mar, e definir soluções eficientes de gestão e controlo dos equipamentos da piscina, para além de garantir a sua durabilidade, e assegurando os níveis adequados de conforto dos utilizadores. 

Enquadramento

A utilização de água do mar em piscinas é uma estratégia viável e sustentável. Esta abordagem aliviará a pressão sobre os recursos de água doce, assegurando a continuidade das atividades recreativas e turísticas. Pretende-se, com este projeto, desenvolver sistemas que permitam reduzir o consumo de água doce/potável através do enchimento parcial ou total do tanque da piscina com água do mar, associados a soluções de gestão e controlo de equipamentos para a utilização da água do mar, com maior durabilidade, garantindo níveis de conforto dos utilizadores adequados. 

O projeto conta com a parceria da Saint-Gobain Portugal e o apoio da Águas do Algarve.

Principais objetivos

Atividades do projeto e resultados esperados

Definição de estratégias para enchimento de piscinas com água do mar (T1.1), identificação dos requisitos para a utilização da água do mar em piscinas (T1.2) e análise das soluções integradas piscina/casa para aproveitamento energético (T1.3).

Desenvolvimento de novas argamassas e sistemas de colagem (T2.1); avaliação de soluções para manutenção de um nível de salinidade adequado (T2.2); desenvolvimento de sistemas para controlo daqualidade da água (T2.3); avaliação e otimização dos equipamentos destinados a assegurar a qualidade da água (T2.4); conceção do sistema de automação, controlo e monitorização de equipamentos (T2.5); desenvolvimento de projetos de soluções integradas de gestão de energia piscina/casa (T2.6);

Análise económica custo/benefício (T3.1), avaliação da redução do consumo de água potável (T3.2), avaliação do desempenho energético e ambiental (T3.3); análise das especificidades da aplicação do conceito a piscinas existentes e novas (T3.4)

Produção de componentes e materialização do protótipo (T4.1), monitorização dos sistemas integrados (T4.2), validação das soluções (T4.3); elaboração de fichas técnicas e definição de regras de fabrico,transporte e montagem (T4.4).

Criação da identidade do projeto e respetivo website (T5.1); elaboração de conteúdos com vista à realização de ações de divulgação (T5.2); divulgação dos resultados do projeto em conferências internacionais, revistas científicas (T5.3) e feiras tecnológicas (T5.4).

Gestão técnica do projeto (A.6)

Divulgação dos resultados (A.5)

Prototipagem e validação das piscinas com água do mar (A.4) 

Avaliação da sustentabilidade das soluções desenvolvidas (A3)

Desenvolvimento de materiais e sistemas (A.2). 

Estudos Preliminares (A1), 

Desenvolvimento de argamassas para o revestimento da piscina com 50% de redução de água de amassadura face a argamassas convencionais.

Desenvolvimento de soluções de revestimento do interior da piscina com cola e impermeabilização com redução de 50% de CO2;

Desenvolvimento de soluções energéticas integradas piscina/casa;

Avaliação de soluções para redução da salinidade (osmose, ou outras);

Desenvolvimento de um sistema integrado de monitorização e tratamento automático da qualidade da água;

Definição de soluções de gestão e controlo equipamentos otimizados para a utilização de água do mar, que permitirão assegurar a qualidade da água e o conforto dos utilizadores;

Desenvolvimento de soluções de materiais e equipamentos com resistência adequada ao ambiente de água do mar e aos meios de tratamento adotados;

Redução do consumo de água doce/potável para enchimento de piscinas com água do mar;

Parceiro: Saint-Gobain Portugal
Apoio: Águas do Algarve