facebook-script

PROJETOS

BGREENER

Biodiversidade e Cânhamo, novos enclaves na zona euroace

ENQUADRAMENTO

A crise climática e a perda de biodiversidade constituem uma ameaça existencial para a Europa e o resto do mundo. Face a este problema, é fundamental o desenvolvimento de soluções alternativas sustentáveis que possam dar uma resposta eficaz às alterações climáticas, ajudando a travar o declínio dos ecossistemas.

No projeto BGREENER, a utilização do cânhamo será analisada numa perspetiva de infraestrutura verde multifuncional com capacidade de impulsionar a economia verde. Será explorado o uso dos caules como fonte de matéria-prima para biomateriais e serão avaliados os benefícios ambientais que este cultivo acarreta (o sequestro de carbono, o uso como cultivo rotativo, a regeneração dos solos, o aumento da biodiversidade, etc.).

PRINCIPAIS OBJETIVOS

O principal objetivo do projeto é gerar novos enclaves de biodiversidade, promovendo o cultivo de cânhamo como uma estrutura verde multifuncional, a fim de proteger e conservar áreas transfronteiriças de alto valor ecológico e, simultaneamente, promover a economia verde, gerando cadeias de alto valor que podem impulsionar as áreas rurais na área de cooperação Centro de Portugal-Extremadura-Alentejo.

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

O projeto BGREENER tem duração total de 36 meses e prevê-se que os trabalhos decorram de acordo com a seguinte estrutura:

ATIVIDADE 1 - Avaliação do cultivo de cânhamo como infraestrutura verde na zona Euroace “Novos Espaços de Biodiversidade”

O objetivo desta atividade é a criação, através da utilização da cultura do cânhamo, de um espaço que melhore a resiliência a fatores adversos como as alterações climáticas ou a degradação das terras agrícolas. Com a implementação desta cultura pretende-se melhorar a conservação da biodiversidade da zona em benefício do ecossistema. A implementação desta infraestrutura permitirá avaliar quais as variedades mais adequadas para este fim.

No âmbito desta atividade, serão realizadas as seguintes ações:

1.1 - Estado da arte relativo a estratégias europeias e ao impacto ambiental da cultura do cânhamo.
1.2 - Potenciais utilizações da cultura do cânhamo como infraestrutura verde.
1.3 - Controlo analítico da cultura. Princípios ativos e contaminantes.

ATIVIDADE 2 - Aproveitamento dos caules de cânhamo como modelo económico, inovador, sustentável e circular

O objetivo desta atividade é contribuir para a recuperação da economia europeia através da promoção de abordagens inovadoras e da criação de novas empresas verdes, avaliando o potencial dos caules de cânhamo para utilização como novos biomateriais para a construção e a utilização da sua biomassa para fins energéticos. Esta atividade visa o desenvolvimento, caraterização e otimização de novos materiais para a construção, bem como a utilização de subprodutos para biocombustíveis.

As ações a desenvolver nesta atividade são as seguintes:

2.1 - Acondicionamento de caules, caraterização e classificação dos produtos derivados de caules de acordo com a sua qualidade.
2.2 - Utilização sustentável da fibra e do cânhamo para utilização como novos materiais ecológicos de bioconstrução.

ATIVIDADE 4 - Estudo dos benefícios ambientais do cultivo do cânhamo e da sua contribuição para o Pacto Ecológico Europeu

O objetivo desta atividade é avaliar o desempenho ambiental associado à cultura do cânhamo e seus subprodutos.

Nesta atividade, serão desenvolvidas estratégias relacionadas com a cultura do cânhamo no que diz respeito à utilização responsável dos recursos naturais e à conservação, manutenção e proteção do ambiente natural e dos seres vivos. Para além disso, serão quantificadas e analisadas as cargas ambientais associadas aos diferentes produtos estudados.

As ações desenvolvidas nesta atividade são as seguintes

4.1 - Potencial utilização do cânhamo como sumidouro de carbono e fitorremediador de solos.
4.2 - Determinação dos aspetos ambientais e quantificação dos impactos potenciais através de técnicas de avaliação do ciclo de vida.
4.3 - Sistema de rastreabilidade como instrumento de gestão sustentável das culturas.

ATIVIDADE 5 – Coordenação

Atividade dedicada à gestão do projeto.

ATIVIDADE 6 - Visibilidade, transparência e comunicação

Atividade dedicada às tarefas de comunicação dos resultados.