MODULAR SYSTEM
#CONSTRUIR O FUTURO
ENQUADRAMENTO
O Pacto de Inovação “R2UTechnologies | modular system” consiste no desenvolvimento e industrialização de um novo conceito disruptivo de construção modular. Este conceito será desenvolvido de forma a ser capaz de responder às necessidades crescentes do mercado e aos novos desafios do sector, em particular no sentido da sustentabilidade e da proteção do ambiente. Como resultado, o Pacto capacitará o tecido empresarial, o tecido académico e os próprios RH com os meios, os conhecimentos e as competências-chave para criar, em solo nacional, um cluster para o abastecimento global do setor da construção modular, perspetivando assim o lançamento de 18 PPS com perfil transacionável e internacionalizável já no final do projeto.
OBJETIVOS
Alteração do perfil produtivo do setor da construção modular, promovendo a sua evolução de um paradigma produtivo intensivo em mão de obra para outro intensivo em conhecimento. O projeto assume-se como particularmente estratégico na medida em que pretende capacitar e qualificar o tecido empresarial para criar em Portugal uma cadeia de valor completa, com perfil internacional, capaz de fornecer todo o setor da construção modular a nível mundial.
O Pacto de Inovação "R2UTechnologies - Modular system" pretende reunir um consórcio multidisciplinar e altamente qualificado, constituído por empresas e entidades do sistema tecnológico e científico com know-how e competências relevantes nos diversos domínios que envolvem o sector da construção. O Itecons contribuirá com a sua experiência, competências e meios técnicos para apoiar os desenvolvimentos de soluções, produtos e materiais propostos, além de efetuar a sua validação experimental e preparação da certificação para entrada nos mercados internacionais com marcação ETA e CE.
ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS
O R2U Technologies está estruturado em 7 Work Packages, cada um focado num segmento diferente da cadeia de valor do setor da construção, desde a fase de design até à operação e manutenção do edifício durante o seu ciclo de vida. Os WP pretendem responder às necessidades presentes e futuras do setor, com o objetivo de criar uma rede sinérgica entre parceiros e intervenientes relevantes, minimizando a dependência de mercados externos.
O WP1 “Princípios da Construção Modular” visa explorar diferentes conceitos técnicos de engenharia e design associados à construção modular para o desenvolvimento de sistemas de construção modular sustentáveis, eficientes, inteligentes e de alto desempenho, baseados numa matriz personalizável e escalável, de acordo com os requisitos e desafios de diferentes programas funcionais. O conhecimento gerado neste WP será crucial para guiar os designs e desenvolvimentos a realizar nos restantes WP e para validar respetivos resultados.
O WP2 “Materiais” visa promover a investigação profunda e multidisciplinar para o desenvolvimento de novos materiais para construção modular, possibilitando a criação de soluções de alto desempenho e que respeitem as condicionantes e as exigências desta indústria. Com base nestes resultados, que se preveem inovadores e de elevado grau de maturidade tecnológica, serão realizados os respetivos processos de industrialização para a sua manufatura e processos de internacionalização para promover a sua introdução no mercado mundial.
O WP3 “Produtos” foca-se na exploração e desenvolvimento de produtos acabados relativos às diferentes componentes ou áreas especializadas do processo construtivo, nomeadamente sistemas de caixilharia, painéis de geometria variável, sistemas modulares de fachada, soluções sanitárias, sistemas de climatização, paredes e tetos, estruturas de concreto pré-fabricadas e sistemas de produção energética. Com base nestes resultados serão realizados os seus respetivos processos de industrialização para a sua manufatura e processos de internacionalização para promover a sua introdução no mercado mundial.
O WP4 “Equipamentos Industriais” tem como objetivo a operacionalização do processo de fabricação e montagem de soluções finais de construção modular, por via da criação de novas unidades industriais especializadas e integradas, dotadas de tecnologia avançada e sistemas autónomos, em linha com o paradigma da Indústria 4.0.
O WP5 “Serviços Digitais, Colaborativos e Sistemas IoT” visa a criação de um ambiente de trabalho colaborativo digital, capaz de reunir e partilhar informação crítica entre diferentes atores e entre diferentes etapas do processo produtivo, facilitando a existência de maior alinhamento vertical na cadeia de valor e o desenvolvimento de soluções construtivas mais ajustadas às necessidades do mercado. Pretende-se também a criação e verticalização de sistemas IoT e respetivos serviços digitais para criação de edifícios modulares com capacidade de monitorização e controlo inteligente customizáveis.
O WP6 “Capacitação” compreende um conjunto diverso de ações que visam promover a capacitação e a formação de recursos humanos envolvidos nas temáticas disciplinares que envolvem a construção modular, dirigidas a toda a indústria construtiva nacional, criando condições para uma mudança do perfil de especialização da indústria. Adicionalmente, pretende-se desenvolver um plano curricular multidisciplinar para diferentes níveis de qualificação. Pretende-se também promover a criação de um novo Centro de Competências, dedicado à formação avançada de novas competências em áreas críticas.
O WP7 “Coordenação e Disseminação” visa assegurar a comunicação, promoção, disseminação e demonstração de resultados do projeto R2U Technologies. Visa também a gestão técnica, administrativa e financeira global.
Desta forma, o Pacto R2U Technologies irá entregar 18 PPS tecnologicamente inovadores e de alto valor acrescentado, com um perfil forte de comercialização e internacionalização, nomeadamente:
Apoio financeiro atribuído ao Itecons | 2.076.322,51€