ENQUADRAMENTO
Neste projeto, pretende-se desenvolver uma plataforma online de software como serviço destinada a auxiliar os proprietários, gestores etc. no processo de decisão no âmbito da requalificação energética de edifícios. Será combinada a monitorização remota com recurso ao uso de sensores com comunicação sem fios, a simulação, e um mecanismo de otimização inovador. Será gerada uma análise completa do edifício e serão determinadas as melhores medidas de requalificação viáveis a implementar. Este projeto, com início em julho de 2018, tem a duração de 36 meses e envolve a ADAI, o INESC Coimbra e o Itecons.
PRINCIPAIS OBJETIVOS
- Desenvolver uma base de dados abrangente de soluções inovadoras de requalificação e soluções de energias renováveis adequadas para implementação em edifícios existentes.
- Desenvolver e atualizar a metodologia e o hardware de monitorização remota e de análise de dados do edifício, especificamente para calibrar o modelo de simulação energética.
- Desenvolver e atualizar modelos de otimização multiobjectivo (MOO) para avaliar as escolhas tecnológicas no ambiente construído.
- Desenvolver uma ferramenta de software (serviço online) para auxiliar os agentes envolvidos nas atividades de requalificação, fornecendo a base para um processo de decisão bem informado, tendo em conta todas as alternativas viáveis e os critérios de avaliação em causa.
- Projetar e realizar casos de estudo que demostrem a aplicabilidade da ferramenta desenvolvida e a transferibilidade para diferentes ambientes urbanos e tipos de construção.
ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS
As principais atividades a desenvolver no decorrer do projeto são:
- Desenvolvimento da solução de monitorização remota.
- Identificação de ações de requalificação.
- Desenvolvimento do mecanismo de otimização.
- Seleção, caracterização e simulação de casos de estudo.
- RETROSIM, uma plataforma de software como serviço.