Evolution in Window Sliding System
OBJETIVO PRINCIPAL
Desenvolvimento de um sistema de janela de correr minimalista, para vãos de grandes dimensões, com perfis de caixilharia em PRFV (Polímeros Reforçados com Fibra de Vidro).
ENQUADRAMENTO
O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema de janela de correr de carácter minimalista (com perfis de caixilho de dimensões muito reduzidas) para vãos de grandes dimensões em materiais não metálicos.
Os sistemas minimalistas são uma tendência do mercado e caracterizam-se por serem produtos de elevado valor acrescentado, contudo apresentam algumas fragilidades. Pretende-se neste projeto ultrapassar algumas dessas fraquezas e introduzir ainda aspetos diferenciadores face às soluções concorrenciais existentes no mercado. O carácter inovador do projeto prende-se com o facto de que se pretende agregar numa janela totalmente fabricada em componentes não metálicos, um conjunto de soluções de elevado valor tecnológico.
Cada vez mais é consolidada a preferência por vãos de grandes dimensões, uma vez que estes apresentam arquitetonicamente vantagens (estéticas e de aproveitamento de luz e ganhos solares). Contudo, essas soluções, nomeadamente as janelas de correr, acarretam algumas desvantagens em termos funcionais (desempenho térmico e acústico, estanquidade à água e durabilidade). Assim sendo, a janela desenvolvida será toda composta por componentes não metálicos na medida em que possuirá uma menor pegada ecológica, um melhor comportamento térmico, e estará menos sujeita às oxidações e corrosões (comuns nas soluções disponíveis atualmente no mercado) mesmo em ambientes mais agressivos. Contudo, o desenvolvimento não se esgota na aplicação de materiais não convencionais. Será desenvolvido um perfil inferior inovador que agrega uma solução de deslizamento e um sistema de elevada capacidade de drenagem e elementos de atenuação acústica. Além disso, a calha será desenvolvida de um ponto de vista de fabrico modular, por forma a se obter uma solução repetível e flexível e, como já referido, será composta por componentes não metálicos. Serão ainda integrados na solução EvoSlide sistemas automatizados ligados a plataformas de domótica dos edifícios, sistema de motorização através de micromotores, e sistema de fecho eletrónico que promoverão também uma maior durabilidade e segurança contra a intrusão.
O projeto integra tarefas de desenvolvimento da janela, produção de protótipos, campanhas de ensaios laboratoriais de caracterização dos vários componentes e do sistema completo que incluem testes mecânicos, de durabilidade e desgaste, de comportamento térmico e acústico que validem cada um dos passos de desenvolvimento do projeto e do produto final. De forma a valorizar a redução global dos impactes ambientais da janela, prevê-se uma Análise de Ciclo de Vida (ACV) da solução, que possibilite avaliar os efetivos impactes associados às várias fases do ciclo de vida do produto e identificar oportunidades de melhoria. Por fim será produzida informação técnica de relevo sobre este conceito de janela, que será amplamente disseminada.