Plataforma dedicada ao desempenho energético de edifícios à luz da EPBD 2024
Enquadramento
O setor dos edifícios é responsável por uma grande quantidade dos consumos de energia e das emissões de Gases com Efeito de Estufa. Neste sentido, têm vindo a ser promovidas políticas de renovação e descarbonização do parque edificado. A nova diretiva europeia do desempenho energético de edifícios, a EPBD 2024, constitui uma série de novos desafios, nomeadamente a revisão da atual metodologia de cálculo de desempenho energético, introdução de novos indicadores e requisitos. Neste projeto, será desenvolvida uma plataforma web modular que possibilite, de forma confiável e de fácil utilização, o cálculo avançado do desempenho energético de edifícios à luz da EPBD 2024.
Principais objetivos
O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma web, modular, colaborativa, flexível e com elevada usabilidade, que integre todos os passos necessários ao cálculo estandardizado e fiável do desempenho energético de edifícios novos e existentes com base na EPBD 2024, e que seja adaptável às metodologias de vários Estados-Membros. A plataforma P2E contribuirá para o objetivo da descarbonização do setor dos edifícios e para a promoção do uso de produtos sustentáveis e altamente eficientes. Destina-se a projetistas e peritos qualificados.
Atividades do projeto e resultados esperados
O projeto P2E tem duração total de 36 meses e prevê-se que os trabalhos decorram de acordo com um plano estruturado num conjunto de atividades principais, que se subdividem em tarefas.
As principais atividades do projeto são: