Industrialização de painéis de elevada dimensão para construção de diferentes tipologias de edifícios com vários pisos
Enquadramento:
A duração da construção de um edifício, a falta da mão-de-obra e dificuldades de stock de materiais de construção, tem criado oportunidades para as soluções pré-fabricadas uma vez que se apresentam como uma alternativa viável à construção tradicional. No projeto FRACTAL é proposto desenvolver painéis multicamada autoportantes de grandes dimensões, otimizados para a construção modular seca de edifícios. Estes painéis terão diversas funcionalidades, servindo como elementos verticais e horizontais. A conceção permitirá a adaptação a diferentes tipologias de edifícios (habitações unifamiliares, edifícios multifamiliares, serviços, industriais, comerciais, etc.), respondendo aos requisitos regulamentares e funcionais. Os painéis de fachada serão desenvolvidos com incorporação de acabamento final. Serão estudados os mecanismos de ligação e selagem entre painéis e dos painéis à estrutura do edifício, assim como as soluções de singularidades arquitetónicas e mitigação dos seus impactos. O processo de fabrico destes painéis será apoiado pelo desenvolvimento de uma ferramenta computacional para otimizar a preparação de obra e produção. Será dada particular atenção à facilidade de instalação das infraestruturas, bem como à facilidade de desconstrução, promovendo uma abordagem de ecodesign e economia circular.
Objetivos principais:
Os objetivos do projeto Fractal são:
· Desenvolver uma nova geração de painéis multicamada autoportantes de grande dimensão;
· Conceber painéis para desempenhar diversas funções;
· Criar soluções de encaixe/ligação com adequada resistência mecânica;
· Materializar os painéis com base em critérios de eco design;
· Conceber um painel com acabamento exterior;
· Desenvolver painéis interiores de compartimentação com capacidade para resistir ao fogo e cumprindo as exigências acústicas de separação entre frações;
· Encontrar soluções inovadoras para resolver problemas de singularidades.
· Desenvolver uma ferramenta computacional para otimizar o processo de fabrico e de preparação de obra;
· Conceber os painéis de modo a facilitar a instalação das infraestruturas;
· Conceber as soluções com capacidade de integração de sistemas de automação, controlo e de geração de energia renovável.
Atividades e Resultados esperados:
O projeto apresenta uma duração de 36 meses, com um plano de trabalhos estruturado em 6 atividades principais, que se subdividem em tarefas. Estas tarefas sobrepõem-se na sua execução temporal de modo a ser possível que os resultados de tarefas individuais sejam utilizados na otimização do produto final.
As principais atividades do projeto são:
A1. Estudos preliminares e desenvolvimento do conceito
A2. Desenvolvimento das soluções e elaboração de projetos
A3. Processo de fabrico, prototipagem e validação experimental
A4. Especificações de produção para obra, transporte, montagem e desconstrução
A5. Promoção e divulgação de resultados
A6. Gestão técnica do projeto