Betão de elevada performance com agregados e fibras reciclados
ENQUADRAMENTO
Embora amplamente estudado e reconhecido o benefício ambiental, o uso de agregados reciclados no betão ainda não é comumente adotado devido a desafios relacionados com a sua produção industrial e qualidade. Algumas das principais limitações para a adoção deste tipo de agregados resultam da sua variabilidade e contaminação com resíduos difíceis de eliminar prejudiciais ao betão. No entanto, existem fontes de agregados reciclados passíveis de serem exploradas, que são caracterizadas por uma menor variabilidade e mais limpas, como é o caso dos desperdícios que resultam da indústria de betão pré-fabricado. Existe, também, um conhecimento científico vasto que pode ser aplicado no melhoramento das propriedades destes agregados e respetivos betões.
OBJETIVO PRINCIPAL
O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de betões contendo agregados exclusivamente reciclados. Para melhorar as propriedades mecânicas e a durabilidade deste tipo de betões, serão desenvolvidos estudos que visam o tratamento microbiológico do agregado e a incorporação de fibras recicladas no betão.
Atividades
Atividade 1
A Atividade 1 visa estabelecer requisitos e aplicações para o betão em desenvolvimento, antecipar desafios científicos e tecnológicos que possam surgir durante o projeto e identificar as necessidades associadas ao mesmo, como a produção de agregados reciclados, e o uso de fibras e bactérias para precipitação de calcite.
Atividade 2
A Atividade 2 tem como principal objetivo formular e desenvolver misturas com agregados reciclados, fibras e bactérias. Esse trabalho inclui a caracterização preliminar de materiais, e a avaliação do impacto de cada variável em estudo. Com base nos resultados obtidos serão selecionadas composições ótimas para uma caracterização mais extensa.
Atividade 3
A Atividade 3 terá como principal objetivo a caracterização das composições, em termos mecânicos, de durabilidade, e higrotérmicos tendo em conta os requisitos funcionais identificados para os novos compósitos.
Atividade 4
O principal objetivo da Atividade 4, para além de fornecer todos os materiais e provetes para ensaio, é perceber quais as limitações no processo de industrialização em termos de introdução de agregados reciclados, fibras recicladas e bactérias no fabrico de betão.
Atividade 5
No âmbito desta Atividade 5 serão realizados ensaios laboratoriais que permitam caracterizar o desempenho dos elementos pré-fabricados de betão. Estes ensaios serão, essencialmente, de dois tipos: mecânicos e de durabilidade. A componente ambiental é também alvo de estudo nesta atividade.
Atividade 6
A Atividade 6 tem como principal objetivo a difusão e disseminação dos conhecimentos técnicos e das características dos produtos desenvolvidos no decurso do projeto.
Resultados esperados
No final do projeto o consórcio pretende obter um betão inovador que possa ser utilizado em elementos pré-fabricados, de elevado interesse comercial, que promova a construção sustentável, reduza o desperdício de materiais e contribua para a resiliência das estruturas.