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PROJETOS

GREENFUTURE

Especialização de PMEs no design, construção e manutenção de soluções de cobertura e fachada verdes

  • Código do projeto
    POCI-01-0246-FEDER-181322
  • Data de aprovação
    18/01/2022
  • Data de início
    01/07/2021
  • Data de conclusão
    30/06/2023
  • Promotor
    Itecons
  • Região de intervenção
    Região Centro, Região Norte e Região do Alentejo
  • Custo total elegível
    437.192,40 €
  • Apoio financeiro da União Europeia
    FEDER - 371.613,54 €
  • Financiamento

ENQUADRAMENTO

Atualmente o aumento das áreas urbanizadas e da densidade populacional nas cidades tem vindo a tornar os centros urbanos em zonas cada vez mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas. Neste sentido, é essencial adotar medidas imediatas que permitam mitigar ou adaptar as cidades a esta realidade. As soluções baseadas na natureza (NBS, do inglês Nature Based Solutions) têm vindo a ser apontadas como possíveis soluções para a criação de ambientes urbanos mais sustentáveis e resilientes. Entre estas soluções, destacam-se as coberturas e as fachadas verdes (GRF, do inglês Green Roofs and Facades) que podem aportar benefícios para edifício, através da melhoria do isolamento térmico e acústico, e para o ambiente urbano, através da retenção de água da chuva (amortecendo os picos de cheia), da mitigação do efeito da ilha de calor urbano, da melhoria da qualidade do ar e do aumento da biodiversidade.

Apesar do potencial descrito subjacente às GRF e dos incentivos ao desenvolvimento e instalação deste tipo de soluções existem, ainda, alguns obstáculos à sua implementação, dos quais se destacam os custos elevados deste tipo de soluções e a dificuldade em avaliar os reais benefícios da sua implementação. Esta dificuldade é acentuada devido à elevada diversidade de soluções e componentes que constituem estes sistemas e da complexidade dos fenómenos envolvidos no seu comportamento. Para além destes aspetos, também o desconhecimento por parte dos fabricantes relativamente aos procedimentos de certificação deste tipo de soluções, nomeadamente no que respeita à marcação CE, tem vindo a dificultar a disseminação das GRF.

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Este projeto visa a transferência de conhecimento científico e tecnológico para as PME que atuam no mercado de coberturas e fachadas verdes, estimulando o desenvolvimento e a implementação de soluções que potenciam uma maior sustentabilidade ambiental e resiliência climática das áreas urbanas.

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto pretende transferir conhecimento científico e tecnológico do sistema I&I para as PME portuguesas que atuam no mercado das GRF, no sentido de apoiar os técnicos e entidades envolvidas na implementação de GRF a desenvolver, projetar e instalar soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis, bem como apoiar à marcação CE dessas soluções. Pretende-se, adicionalmente, promover a implementação mais generalizada destas soluções, potenciando a valorização económica do mercado português de GRF, bem como adoção de soluções que contribuam para áreas urbanas mais sustentáveis e resilientes aos efeitos das alterações climáticas.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • Efetuar um diagnóstico da situação atual do mercado português de GRF, com a identificação de barreiras inerentes à implementação de soluções;
  • Sistematizar conhecimentos e tecnologias relativos à implementação de GRF;
  • Efetuar um estudo de casos de implementação de GRF;
  • Criar ferramentas de design que permitam auxiliar os técnicos e empresas a desenvolver e projetar diferentes soluções de GRF;
  • Sistematizar informação relativa ao processo de marcação CE de GRF;
  • Compilar dados técnicos e resultados da monitorização de protótipos funcionais de GRF;
  • Desenvolver ações de divulgação, demonstração e sensibilização.

 

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS

O desenvolvimento do projeto GREENFUTURE será dividido nas seguintes atividades principais:

  • Atividade 1 - Apoio aos processos de criação, registo e lançamento de marcas próprias de natureza coletiva
  • Atividade 2 - Elaboração de estudos, pesquisas e diagnósticos diretamente relacionados com o desenvolvimento do projeto
  • Atividade 3 - Desenvolvimento de plataformas através de novas tecnologias
  • Atividade 4 - Promoção e divulgação das atividades e resultados do projeto, incluindo desenvolvimento criativo e produção de materiais em suporte gráfico, audiovisual ou multimédia
  • Atividade 5 - Organização e implementação de ações de sensibilização, informação e demonstração