facebook-script

CIRCULamETA | Valorização de lamas de ETA em soluções sustentáveis

Itecons colabora em projeto para valorização de lamas de ETA em soluções sustentáveis

O Itecons, em parceria com a Águas do Algarve, S.A. (AdA) e o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (ISE-UAlg), está a desenvolver o projeto CIRCULamETA, uma iniciativa que visa dar um destino sustentável às lamas provenientes das Estações de Tratamento de Água (ETAs) para consumo humano.

Atualmente, a AdA encaminha cerca de 5.000 toneladas de lamas por ano para a produção de cimento. Contudo, importa desenvolver mais ações no sentido de viabilizar soluções alternativas e/ou complementares à atual valorização destas lamas, de modo a garantir o encaminhamento e aproveitamento da totalidade das lamas produzidas. O foco desta ação está em identificar soluções mais sustentáveis que beneficiem a economia local, promovendo sua incorporação em outras indústrias da região e contribuindo para a economia circular.

Ao longo de nove meses, o Itecons e o ISE-UAlg avaliarão a viabilidade técnica da valorização destas lamas em aplicações sustentáveis como compósitos cimentícios e em soluções geotécnicas, como impermeabilização em aterros e taludes, trazendo novas oportunidades de reaproveitamento.

Este projeto insere-se nos esforços contínuos do Itecons em promover a economia circular e desenvolver soluções inovadoras que respondam os desafios ambientais e de construção. Ao colaborar com as entidades envolvidas no CIRCULamETA, o Itecons reafirma o seu compromisso em projetos que integram sustentabilidade, eficiência e inovação em toda cadeia de valor da construção.