PUBLICAÇÕES

Publicações
Catálogo de pontes térmicas lineares

Este catálogo permite obter valores de ψ, determinados de acordo com a norma ISO 10211, para diferentes tipos de Pontes Térmicas Lineares (PTL)*, tendo em conta diferentes soluções construtivas, nomeadamente soluções em alvenaria de tijolo, alvenaria de pedra, madeira, betão, entre outras. Para cada tipo de PTL o catálogo fornece o respectivo perfil de temperaturas e a ficha técnica da solução construtivas. O utilizador poderá ainda fazer variar diferentes parâmetros, tais como a espessura dos elementos construtivos (paredes, pavimentos e lajes de cobertura) e/ou a espessura da camada de isolamento.

Para uma informação mais detalhada sobre a metodologia de cálculo utilizada e sobre a estrutura do catálogo, poderá consultar o guia de utilização do catálogo.

* As pontes térmicas lineares (PTL) são zonas de ligação entre diferentes elementos da envolvente de um edifício que, geralmente, se caracterizam por um aumento no fluxo de calor e, consequentemente, uma diminuição das temperaturas superficiais interiores responsável pela ocorrência de condensações. O fluxo de calor que atravessa uma PTL, em regime estacionário, pode ser determinado através do respectivo coeficiente de transmissão térmica linear, ψ, calculado de acordo com o método preconizado na norma ISO 10211.

Catálogo de Pontes térmicas lineares: http://www.itecons.uc.pt/catalogoptl/