PROJETOS

ReNaturalNZEB

Recycled and Natural Materials and Products to develop nearly zero energy buildings with low carbon footprint

OBJETIVO PRINCIPAL
Demonstrar e promover soluções para edifícios com necessidades quase nulas de energia, através da incorporação de componentes naturais e/ou reciclados, de modo a reduzir a energia ou a pegada de carbono associada aos edifícios.

ENQUADRAMENTO
Com 35% dos gases com efeito de estufa da UE emitidos por construção e habitação em edifícios, existe uma elevada procura de métodos de construção eficientes em termos energéticos e de materiais de construção ambientalmente sustentáveis. O projeto LIFE ReNaturalNZEB mostrará que componentes provenientes de substâncias naturais e recicladas podem reduzir tanto o custo quanto a pegada de carbono de edifícios novos e reabilitados. Além de reduzir os gases de efeito estufa incorporados em materiais de construção em 60%, as novas estruturas leves podem reduzir a demanda interna de energia em até 80%. Como parte do projeto, 10 protótipos de tecnologias serão construídos e testados em campo, em Portugal e Espanha.

PRINCIPAIS OBJETIVOS
·       Desenvolver um modelo de construção de casa social com necessidades quase nulas de energia, com baixa emissão de carbono e baixo custo, usando critérios de economia verde e circular.
·       Introduzir materiais e tecnologias de construção sustentáveis "próximos ao mercado", como isolamento de casca de arroz e kenaf, estrutura de betão com cinza de biomassa, telhado e fachada verdes e outros.
·       Promover tecnologias de construção sustentável com baixa taxa de mercado, tais como estrutura de madeira, janelas e acabamentos, estrutura de bloco de terra comprimido, isolamento de cortiça, biomassa de oliva, painéis de parede de barro e outros.
·       Construir 10 protótipos em edifícios novos e existentes, com tecnologias naturais e recicladas selecionadas no projeto.
·       Desenvolver documentação técnica e regulamentos de urbanismo para habilitar e promover o uso de tecnologias de construção baseadas em materiais naturais, reciclados e indígenas.
·       Diminuir o impacto ambiental da construção e reabilitação de edifícios, usando materiais reciclados e naturais.
·       Diminuir a demanda de energia em edifícios, usando envolvente construída com materiais naturais e/ou reciclados.
·       Divulgação de tecnologias propostas.
·       Promoção e divulgação de edifícios com necessidades quase nulas de energia, em Portugal e Espanha.

ATIVIDADES DO PROJETO E RESULTADOS ESPERADOS
·       Caracterização de tecnologias de construção reciclada e natural
·       Modelação e design de NZEB com baixa pegada de carbono
·       Experiências de demonstração de NZEB com baixa pegada de carbono
·       Rotulagem, legislação e planos de construção de baixo carbono
·       Monitorização
·       Disseminação e formação do sector da construção

PRINCIPAIS RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS
·       Instalar 10 protótipos de tecnologias baseadas em materiais naturais e reciclados, em edifícios novos e reabilitados;
·       Reduzir as emissões de CO2 incorporadas na construção e reabilitação de 10 edifícios pilotos, em 60%;
·       Reduzir a procura de energia nos edifícios em Portugal e Espanha de 100 para 20 kWh/m² por ano;
·       Cortar resíduos de construção pela metade, em comparação com os padrões portugueses e espanhóis;
·       Criar 10 trabalhos relacionados ao desenvolvimento e adoção de tecnologias verdes;
·       Treinar 1.500 técnicos e 500 trabalhadores da construção civil para projetar e construir edifícios com necessidades quase nulas de energia;
·       Aprovar regulamentos sobre o uso de materiais naturais e reciclados, no setor de construção;
·       Realizar três estudos ambientais e económicos sobre a viabilidade de tecnologias baseadas em materiais naturais e reciclados no setor de construção; e
·       Organizar seminários, workshops e cursos especializados e produzir diretrizes para o público para aumentar a consciencialização sobre tecnologias baseadas em materiais naturais e reciclados no setor de construção.