CONSULTORIA

Certificação energética

Conhecer o desempenho energético dos edifícios é um dos fatores chave para a sustentabilidade no setor da construção. As informações proporcionadas pelos processos de certificação podem orientar projetos públicos e privados, iniciativas de reabilitação e processos de negociação. Os peritos do Itecons emitem certificados para infraestruturas simples e/ou complexas, nomeadamente:
- Edifícios em projeto: Emissão de pré-certificado – avaliar e estimar o desempenho energético de edifícios, ainda na fase de projeto, para orientar escolhas de profissionais da construção e gestores de edifícios públicos e particulares.
- Edifícios novos: Emissão de certificado – indicar a classe energética de novos edifícios para servir de referência em concursos públicos, processos de negociação ou locação, além de evidenciar diferenciais de eficiência e sustentabilidade.
- Edifícios existentes: Emissão de certificado – o diagnóstico de desempenho energético em edifícios existentes é essencial para orientar a adoção de medidas de eficiência e, quando viável, o uso de energias renováveis.
Nesta vertente, o Itecons apoia ainda a identificação e avaliação técnico-económica de medidas de melhoria com vista à otimização do desempenho térmico e energético dos edifícios, bem como a realização de projetos de execução com vista à sua implementação.